PhD, é musicoterapeuta e professor associado do Departamento de Comunicação e Psicologia da Universidade de Aalborg (Dinamarca). Ele leciona nos programas de bacharelado, mestrado e doutorado em musicoterapia na mesma universidade. Ele é credenciado como musicoterapeuta pela Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT) e é o representante da Dinamarca na Confederação Europeia de Musicoterapia (EMTC). Ele é membro do International Music Therapy Assessment Consortium (IMTAC) e também é coordenador do Comitê de Publicações da World Federation of Music Therapy (WFMT).
Musicoterapeuta, Mestre e Doutor em pediatria pela faculdade de medicina na UFRGS – Brasil e professor na Universidade Pablo Olavide – Sevilla Espanha e professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS-RS, Brasil). Pesquisador e clínico atuante no Brasil e em Portugal, especializado no atendimento a pessoas com transtornos psiquiátricos, autismo e necessidades especiais. Sua ampla experiência inclui o uso da música, sons, voz e instrumentos musicais para auxiliar e desenvolver habilidades em crianças com deficiências sensório-motoras e cognitivas.
Musicoterapeuta Clinica 1993/23 (APEMESP 1-010010).
Mestre em Comunicação e Semiótica-Linguagens Sonoras PUC-SP.
Docente nos cursos de pós-graduação FMU, CENSUPEG, Instituto Fenix( ES).
Coordenadora do GT27 pela regulamentação da Musicoterapia (2019-2023).
Musicoterapeuta registrado com o CPMT-CE:006/16. É graduado em Licenciatura plena em Música – UECE. É Pos-graduado em Musicoterapia pela FACPED/instituto Graduale e Pos-graduado em Autismo pela FACUVALE. Tem Formação na Abordagem Plurimodal de Musicoterapia (Diego Schapira/ARG). Possui certificação na escala de avaliação individual centrada na música para desordens do neurodesenvolvimento (IMCAP-ND/John Carpente/EUA). É certificado e possui o selo de aplicador em terapia ABA para pais e aplicadores (Academia do Autismo). É musicoterapeuta clínico no CIADI/ALECE (Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento infantil na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará) atendendo crianças e jovens com TEA e T21. É o idealizador do método e dos recursos InteraSOM. Atua como palestrante e professor em cursos de pós-graduação em Musicoterapia e Educação Musical.
Musicoterapeuta , NMT Fellowship. Especialista em Musicoterapia pela Faculdade Padre Dourado (FACPED) através do Instituto Graduale. Graduado em licenciatura plena em música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Musicoterapia no contexto da diversidade funcional pela Universidad Pablo de Olivavid (Sevilla – Espanha). É membro da Academy of Neurologic Music Therapy e tem a formação em Musicoterapia Neurológica (NMT), formado na Musicoterapia Plurimodal e certificado na Individual Music-Centered Assessment Profile for Neurodevelopmental Disorders (IMCAP-ND).
Fundador da BV Musicoterapia LTDA. É professor convidado do curso de pós- graduação em Musicoterapia pelo instituto Graduale – FACPED, CENSUPEG, Conservatória Brasileiro de Música e Centro Biomédico da Música, a qual é coordenador do curso de pós-graduação de Musicoterapia e Autismo.
Psicóloga; Musicoterapeuta. Mestre e Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Professora Adjunta da graduação de Musicoterapia da UFRJ. Membro emérito da Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro (AMTRJ).
Foi presidente da AMTRJ Comitê Latino-americano de Musicoterapia,(CLAM).
Participou do movimento de construção da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) como Secretária Geral.
Presidente da UBAM de 2021 a 2022 e 2023-2024.
Autora de livro e capítulos de livros e artigos no Brasil e na América Latina.
Licenciada em Musicoterapia, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade del Salvador, Buenos Aires, Argentina, como Musicoterapeuta em 1991.
MUSICOTERAPEUTA E SUPERVISOR PROFISSIONAL CREDENCIADO NA ESPANHA (MTAE), no Registro Espanhol de Musicoterapeutas Credenciados, com os números 32 e 20 respectivamente.
Especialista em Musicoterapia Neurológica (NMT) e em Musicoterapia Focal Obstétrica (MTFO), e Pós-Graduação em Áreas Críticas (SATI).
É Diretora Executiva do Mestrado em Musicoterapia e do Mestrado em Musicoterapia em Diversidade Funcional, ambos da Universidade Pablo de Olavide de Sevilha.
Autor do livro “Musicoterapia em neurologia. Prática em musicoterapia com adaptações de instrumentos musicais”, edição própria em português e espanhol, outubro de 2023.
Professora da Posgraduaçao Musicoterapia na neurorehabilitaçao do Centro biomedico de música do Brasil.
Professora do Mestrado em Musicoterapia na Universidade de Barcelona, IL3, desde 2014, e o Mestrado em Musicoterapia na Musicaycolor, Madrid (desde 2019), lecionando o módulo “Musicoterapia Neurológica e sua aplicação na paralisia cerebral”.
Desde 1991 atua como musicoterapeuta em: paralisia cerebral e distúrbios neurológicos relacionados, transtornos de personalidade e comportamentais, psicose infantil, espectro do autismo e em clínicas e escolas de educação especial.
Trabalhou na APPC, Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, Núcleo Regional Faro-Portugal, de 1999 a 2005, desenvolvendo trabalhos com adaptações de instrumentos musicais concebidos especialmente para esta população.
Trabalhou como musicoterapeuta na “Escola das Brincadeiras, Gabinete Terapéutico para el Desenvolvimento e Aprendizagem” (Loule-Portugal), Clínica Saúde e Boa Forma, Associação Existir-Loule e no CAIT de Isla Cristina.
MUSICOTERAPEUTA COM ABORDAGEM NEUROLÓGICA, EDUCAÇÃO POSITIVA, COMPORTAMENTAL, DESENVOLVIMENTISTA, SENSORIAL, TÉCNOLGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.
Bacharel em Musicoterapia
Mestrando em Neurociência
CERTIFICAÇÕES
Musicoterapia neurológica
Introdutório em podd
Certificação em pecs
Laserterapia clínica
Musicoterapia e estimulação pré-natal
Musicoterapia e tecnologia assistiva
– Graduada em musicoterapia e em fonoaudiologia pela FMU
– Psicóloga em formação pela mesma instituição
– Possui Mestrado em Ciências pelo programa de pós graduação em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP
– Tem formação em Musicoterapia Neurológica pela Academy of Neurologic Music Therapy (EUA) em Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) e em Denver de Intervenção Precoce nível 1
– Possui aprimoramentos e especializações nas áreas de neuroreabilitação, transtornos motores de fala, linguagem, autismo e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
– É cientista, docente dos cursos de pós graduação em Processamento Auditivo Central pela Faculdade Inspirar e em Musicoterapia pela FMU, FASM, Centro Biomédico da Música
– É coautora de livros relacionados ao autismo e ao neurodesenvolvimento
Graduação em Musicoterapia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (2014), Doutorando em Gerontologia pela faculdade de Ciências médicas da Universidade Estadual de Campinas com Doutorado sanduíche na Radford University, Estados Unidos (2024), Mestre em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (2019), e Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Foi secretário da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo e da União Brasileira das Associações de Musicoterapia. Docente da pós-graduação em Musicoterapia da Faculdade Censupeg e das Faculdades Metropolitanas Unidas, e coordenador da pós graduação em Musicoterapia na Gerontogeriatria do centro biomédico da música. Organizador e autor na obra “Musicoterapia e gerontologia – teoria e prática” pela editora Alínea, Campinas (2023).
Graduado em Musicoterapia e doutor em Psicologia Social. Fundador da Musicoterapia Plurimodal e diretor do Programa ADIM (Asistencia, Desarrollo e Investigación en Musicoterapia). Foi Diretor da graduação e da especialização em Musicoterapia do I.U.Cediiap, de Montevidéu, Uruguai, e atualmente é professor da graduação em Musicoterapia da Universidad de Salvador (USAL).
Membro fundador do Comitê Latino Americano de Musicoterapia (CLAM), foi presidente da Associação de Musicoterapeutas da República Argentina, integrou o conselho da Federação Mundial de Musicoterapia e a diretoria da Associação Uruguaia de Musicoterapia.
É autor de dois livros de Musicoterapia e colaborador de outras publicações, incluindo revistas e periódicos. É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia e do Portal de Musicoterapia Voices.
Além do consultório particular, supervisiona musicoterapeutas e equipes de Musicoterapia tanto de hospitais públicos como de instituições privadas.
Foi presidente do Comitê Latinoamericano de Musicoterapia (CLAM) no período 2016–2019.
Luciana Lopes é musicoterapeuta no Espírito Santo. Ela se dedica a estudos, pesquisas e capacitações no atendimento a crianças com atrasos no desenvolvimento, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH, T21 (Síndrome de Down), AME (Atrofia Muscular Espinhal) e outras condições.
Em 2018, Luciana idealizou o projeto Música Azul, que se organizou como uma metodologia de mediação de grupos com crianças autistas e seus familiares, com objetivo de promover a interação social, habilidades cognitivas, emocionais e sensoriais, bem como as funções executivas. Além disso, ela atende bebês e crianças na primeira infância, o que deu origem ao grupo Materno EnCanto. Esse grupo reúne mamães e bebês atípicos com objetivos terapêuticos de fortalecimento de vínculo, desenvolvimento e estimulação precoce¹². Como resultado dos seus atendimentos lançou um álbum infantil, disponível nas plataformas digitais “Música Azul: Encontros” e uma banda chamada AZUDALÚ, a qual é formada por músicos voluntários na proposta de tornar o palco um espaço que canta e proporciona a inclusão, seja no tema seja com a participação direta de PCDs.
Recentemente, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi palco de um curso internacional de Musicoterapia, coordenado por Luciana Lopes. O curso reuniu musicoterapeutas e estudantes de todo o Brasil para uma formação intensiva. Durante os quatro dias, os participantes foram organizados em grupos e realizaram atendimentos aos pacientes dentro do hospital, beneficiando mais de 500 pessoas ao todo. As atividades foram conduzidas por especialistas em metodologias específicas de atendimento em ambiente hospitalar com a professora Dra Lourdes Vigatto e como convidada a professora Karina Ferrari, da Argentina.
Atualmente atende na instituição Vitória Down o público T21 e em sua sala na Enseada do Suá, na capital Vitória-ES.
Musicoterapeuta, Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Bioengenharia, pela Universidade Camilo Castelo Branco, com linha de pesquisa em Musicoterapia Biomédica. Possui especialização em Metodologia da Docência no Ensino Superior, e em Musicoterapia, pelo Conservatório de Música – Centro Universitário (RJ). CEO do Grupo Centro Biomédico da Música e MEDMÚSICA Franchising. Atuou como coordenadora nacional do curso de especialização em Musicoterapia – lato sensu – da Faculdade CENSUPEG. Foi membro da Comissão de Formação do Comitê Latino Americano de Musicoterapia (CLAM), da Comissão de Politicas de Organização Profissional (UBAM) e da Comissão de Formação e Científica da APEMESP. Foi diretora da Associação Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM – Gestão 2015 – 2018). É licenciada em Música pela Universidade do Estado do Pará (2008). Atuou como coordenadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Coordenadora Adjunta e Docente do Curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA – Campus XII – Santarém. Tem experiência na área de Música, atuando nos temas: pesquisa, docência no ensino superior e educação especial. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em Musicoterapia e Reabilitação. Palestrante TEDx.
Musicoterapeuta formada pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Doutora em Psicologia Clínica (Puc-Rio).
Docente da Graduação de Musicoterapia, da Especialização em Clínica Psicanalítica e do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em sua trajetória teórico/clínica, os campos da musicoterapia, da atenção psicossocial e da psicanálise se mantém em articulação constante.
Possui graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (1991) e mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás (2011). Especialização em Educação Social e Terapia Comunitária Integrativa. Tem experiência na área de saúde mental, atuando nas áreas clínica e comunitária. Servidora pública desde 1987.É musicoterapeuta do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) desde 2005 e atualmente exerce seu trabalho profissional em Resende, RJ e como educadora social, é parceira na Ong Movimentação coordenando oficinas de formação cidadã em vários municípios.
Bacharel e Licenciado em Música pela UFPB, com especializações em Musicoterapia pela Censupeg, e Musicoterapia em Saúde Mental pela Unise. Cofundador da Associação de Musicoterapia da Paraíba, ele também atua como Delegado Representante dos Estudantes da América Latina e Caribe na World Federation of Music Therapy e integra a Comissão de Comunicação do Comitê Latino-Americano de Musicoterapia (CLAM). Além disso, Ory é o criador do canal “Musicoterapia em Foco”.
Lourdes Vigatto Doutora em Psicologia Clinica Comportamental pela Fundação Universitária Iberoamericana – Mestre na Psicanálise pela Sociedade Brasileira de Psicanálise – Faculdade Superior Avançada Exerce a função de Profª de Música e Psicanalista há mais de 20 anos, é Graduada em Musicoterapia há 20 anos , pela FPA – Faculdade Paulista de Artes APEMESP 1-010356 e Bacharel em Violão há 26 anos pela Faculdade Marcelo Tupinambá – Licenciatura em Música pela FAMOSP – Faculdade Mozarteum de São Paulo prestando a Ordem dos Músicos do Brasil em 1995 – OMB 27.886, É Professora de Música e Teoria Musical, História da Música e dos instrumentos de Violão, Guitarra, Canto e alguns instrumentos percurssivos, Profª dos Cursos de Intervenção ABA, Psicopatologia, Medicina Integrativa, Nutrição Emocional e Análise Comportamental, Doenças Neurodegenerativas e Neuromusculares, Musicoterapia e Análise do Comportamento, Musicoterapia Clínica , Musicoterapia Hospitalar e Metodologia Cientifica, Profª dos Cursos de Cuidador de Idosos e Cuidador Escolar com crianças e jovens com deficiências e Profª do Curso de Musicoterapia Hospitalar, Prestadora de Serviços como Supervisora ABA , desenvolve seu trabalho como: Musicoterapeuta Analista do Comportamento na Clinica Mentes Brilhantes.
Possui graduação em Psicologia (UFPB), é Mestre em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento (UnB) e Doutora em Neurociência e Comportamento (USP). Especialista em Musicoterapia (Faculdade Alpha) e certificada em Musicoterapia Neurológica pelo International Neurologic Music Therapy Training Institute. Foi Professora Titular e pesquisadora na Universidade de Brasília (UnB) por 34 anos, atuando no Laboratório de Neurociência e Comportamento, e possui ampla experiência em pesquisa e orientação acadêmica, com foco em processos cognitivos e perceptuais. Publicou cerca de 80 artigos científicos em periódicos indexados internacionais e nacionais, além de capítulos de livros e colaborou como avaliadora em agências de fomento e como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Atualmente, é vice-coordenadora do Núcleo Cafe – Ciência, Arte, Filosofia e Espiritualidade vinculado ao CEAM/UnB. Integra o corpo docente da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música (CBM) e da Faculdade Teológica Batista de Brasília. É membro da International Association of Music and Medicine. Tem atuado na área da Musicoterapia Neurológica e na divulgação da Neurociência Cognitiva da Música. Como musicoterapeuta, atende idosos hígidos e acometidos por transtornos neurogenerativos como doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e Acidente Vascular Encefálico no Espaço Acorde – Musicoterapia Neurológica.
Professor da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, associação UERN/UFERSA/IFRN. Doutor, Mestre e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Musicoterapia pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATECPR), através do Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa (IFEP). Pesquisador das relações entre a música e o desenvolvimento humano, com ênfase nos efeitos da música em pessoas com autismo. Coautor da Escala Demuca (Escala de Desenvolvimento Musical de Crianças com Autismo) e do Proeme (Protocolo Organizador da Educação Musical Especial). Dentre suas principais publicações estão os livros: Música e Autismo: ideias em contraponto (Editora UFMG, 2022) e Intervenções mediadas por música no autismo (EdUERN, 2024).
Psicóloga formada pela UFPA e Musicoterapeuta pela Faculdade Censupeg. Doutora em Teoria e pesquisa do Comportamento pela UFPA, especialista em Intervenções precoce no Autismo (CBI of Miami), em Psicologia Educacional (UEPA), e em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (Faculdade Censupeg). Diretora clínica do Centro Multisaberes e docente nos cursos de pós-graduação em Musicoterapia do Instituto Estadual Carlos Gomes e Faculdade Censupeg. Autora da cartilha “Musicoterapia na escola: uma proposta de aplicação” como um dos produtos de sua tese de doutorado. É membro do Conselho Editorial da Editora Musicoterapia Brasil (UBAM). Atua principalmente com crianças com atraso no desenvolvimento e possui aprimoramento e na área do desenvolvimento infantil.
– Esp. em Transtorno do Espectro Autista – TEA;
– Terapeuta com Certificação Internacional no Método PROMPT, nível 1;
– Acreditação Internacional – ADOS 2 (Autism Diagnostic Observation Schedule);
– Expertise nos Transtornos Motores de Fala (Apraxia, Disartria na Infância e Atraso Motor de Fala).